segunda-feira, 12 de maio de 2008

Treinados para Vencer...



"Pesca Milagrosa", óleo sobre tela de Rafaello Sanzio, o célebre renascentista

E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:18-19)

Uma das marcas mais impressionantes da trajetória pessoal de Jesus é sua atuação como educador. Através dos relatos da Bíblia Sagrada, vemos um verdadeiro mestre se movendo pelas areias da Galiléia, que educava não somente com palavras, mas principalmente através de experiências. É o que o Evangelho de Mateus nos informa, quando Jesus passa por uma pequena vila litorânea, e vê quatro pescadores se preparando para lançar redes ao mar, como tantas e tantas vezes certamente fizeram ao longo de suas vidas. No entanto, aquela pescaria, feita num dia como outro qualquer, seria diferente de todas. Além de pescarem uma quantidade tão grande de peixes que os deixou vivamente impressionados, eles seguiram o conselho de um desconhecido, que os motivou com um convite muito além de sua perspectiva: ser “pescadores de homens”.
É bom que se diga que as pessoas a quem Jesus se dirigiu nunca tinham sido outra coisa na vida. Viviam numa vila de pescadores, os pais eram pescadores, os avós tinham sido pescadores, os filhos provavelmente teriam a mesma profissão. Eles viviam sem qualquer perspectiva de mudança, sem sonhos ou projetos... apenas viviam. Até o dia em que um filho de carpinteiro passou por aquele lugar e os convidou a lançar seus olhos além da sua própria condição.
Lendo a Bíblia de maneira reflexiva, eu entendo que este momento foi o princípio do treinamento a que Jesus submeteu seus doze apóstolos. Todos eles eram gente simples, alguns analfabetos, que nunca tiveram acesso ao conhecimento da Palavra de Deus, que os fariseus daquele tempo guardavam como um segredo hermético, como se Deus quisesse dirigir sua vontade apenas a uma casta de iluminados. Ao contrário, Jesus trabalhou com aqueles doze homens como quem lapidava em pedra bruta, endurecida por anos de ignorância, preconceitos, visão diminuta da realidade. No tempo recorde de três anos, Jesus precisou ensinar aqueles homens embrutecidos a pensar, transformando-os no grupo de doutrinadores mais influente da história da humanidade. Nem a mais moderna faculdade dos dias atuais conseguiu até hoje reproduzir este feito.
Tudo isso porque Jesus acreditava, como acredita ainda hoje, no potencial interior de cada um de nós. Com a pesca milagrosa, foi dado início a um treinamento que os capacitou para vencer, para receber de Deus todas as bênçãos que, antes, não compreenderiam. Ainda nos dias de hoje, Jesus continua instruindo e educando todos os que desejam aprender d’Ele, transformando pessoas frustradas em seres humanos vitoriosos.
Quer ser treinado para vencer? Convide este “professor” para fazer parte de sua vida, e tudo será muito diferente.
Deus te abençoe.

4 comentários:

blog disse...

A sabedoria de Jesus - segundo a Bíblia - era grande, embora fosse algo autodidático, quase instintivo. Sabia das coisas, mas é preciso ter fé para acreditar em seus ensinamentos.
É possível, observando essa triste realidade em que vivemos, ainda ter fé?

blog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wander Veroni Maia disse...

Oi, Pastor Cláudio!

Obrigado por visitar o Café com Notícias. Volte sempre!

Q legal sermos colegas de profissão, adorei isso! Hj Deus me deu um sinal maravilhoso dá presença dela na minha vida. Sei q coincidencias não existem, td é obra do cara lá de cima, mas percebi o qto é importante acreditar Nele.

A prova maior disso foi visitar o seu blog e ver essa bonita mensagem. Não sou evangélico, nem católico. Acredito em Deus e isso no momento me basta.

Hj tive mtas revelações da obra Dele na minha vida. Acho q a minha vida profissional vai dar uma guinada importante. Sinto isso! Não sei explicar. O seu blog me trouxe conforto e tranquilidade. Sei q estou no caminho.

Excelente semana para o Senhor!

Abcs,

=]
________________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Unknown disse...

Parabéns pelo blog. O mundo precisa de pessoas fazendo ecoar o bem por todos os recantos.

Abraço!