terça-feira, 17 de junho de 2008

Conhecendo a Fé que liberta



“E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, chegando por detrás de Jesus, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue” (Lucas 8:43-44)

De todos os relatos surpreendentes dos Evangelhos, onde são narrados e documentados os feitos maravilhosos de Jesus Cristo na Terra, a passagem da Mulher do Fluxo de Sangue é um dos que me parece mais impressionantes. Não somente pela descrição do maravilhoso milagre, mas principalmente pelas lições morais que podemos extrair de todo o contexto.
Para quem nunca tenha ouvido falar, vale a pena fazer um breve relato. Jesus estava ensinando seus discípulos quando um tzadik, ou seja, um respeitável rabino de uma sinagoga ortodoxa, caiu de joelhos diante de Jesus pedindo que fosse até sua casa curar a sua filha. Jesus, que até aquele momento era o alvo predileto das prédicas dos fariseus, poderia ter cedido ao tipo de tentação que, vez por outra, acomete a qualquer ser humano quando um inimigo vem pedir ajuda. Se fosse qualquer um de nós, talvez dissesse não. Mas Jesus não olhava para as mesquinharias e contendas humanas. Nos olhos do fariseu, Jesus viu um pedido de socorro, e foi em direção à sua casa.
É no caminho que surge esta estranha personagem, a mulher do fluxo de sangue. Tratava-se de um estranho caso de hemorragia contínua, que acometeu a vida daquela mulher durante doze anos. A Bíblia não entra nesses pormenores, mas certamente essa mulher sofria de uma anemia profunda e de uma fraqueza endêmica, que a impedia de realizar muitas atividades consideradas normais. Na verdade, tratava-se de uma mulher excluída da sociedade em todos os aspectos, pois nem mesmo podia entrar no Templo. A Lei de Moisés dizia claramente que uma mulher, no período que durasse seu “fluxo de sangue”, era considerada “imunda”, ou seja, cerimonialmente impura. Nem a medicina nem a religião oficial podiam ser de qualquer ajuda para ela.
No entanto, quando ouviu dizer que Jesus passava por ali, a Bíblia relata que ela pensou: “Se eu puder tão-somente tocar em suas vestes, certamente serei curada” (Mt 9:21). O texto diz, de forma breve, que ela se aproximou de Jesus e tocou suas vestes, e ficou sã. Mas há algo mais nesta situação, algo que nos traz um poderoso ensinamento.
Pense na fraqueza de uma mulher, doze anos sangrando ininterruptamente. Ela sabia que não podia segurar em Jesus. Provavelmente não pudesse nem mesmo andar. Não é exagero imaginar que ela foi se arrastando, por debaixo da multidão curiosa que cercava Jesus, correndo o risco de até mesmo ser pisoteada, mas sem desistir um só instante ela fez o máximo que podia: tocar na orla de suas vestes. Os sábios judeus daquele tempo tinham o costume de usar franjas azuis na borda de seus vestidos, chamados tsitsit, que continham versículos bíblicos. Simbolicamente, ela tocou na Palavra de Deus, que era o próprio Jesus, a Palavra Viva, o Verbo Encarnado.
Quantos anos você espera por uma mudança em sua vida? Talvez você esteja enfrentando um grave problema há duas semanas, dois meses, cinco anos... aquela mulher, mesmo com todas as limitações que lhe eram impostas, teve fé. Mais do que isso, ela entendeu que a fé não é um processo passivo, de esperar sentado para que as bênçãos caiam do céu. Ela não ficou parada em casa esperando que Jesus fosse lhe curar, muito embora Jesus pudesse ter feito isso. Antes, ela preferiu ir atrás, correr riscos. E por isso conquistou sua vitória.
Você também deseja ser abençoado? Tenha fé! Arrisque-se. E Deus vai te abençoar plenamente.

9 comentários:

Raphael Torres disse...

Obrigado pelo comentario em meu blog .

http://raphaelventura.blogspot.com/

Running Brazil ( Billy ) disse...

Belo texto man !!

Unknown disse...

Eu me arrisco,tenho feh e faco a minha parte!

beijooo

Ana Karenina disse...

Realmente interessante a idéia de um pastor blogueiro e que além de tudo escreve muito bem. Confesso que se a bíblia tivesse toda essa clareza a leria inteira e amiúde.
Uma coisa que me agrada nas parábolas sobre os milagres de Jesus é que não eram exatamente seus poderes que curavam as pessoas, mas sim a fé e a confiança que essas pessoas tinham na cura.

Talvez seu blog não seja realmente meu estilo, visto que sou atéia. Mas, gostei do seu estilo.
Virei outras vezes.

Abraço!

Allan Yuri Souza disse...

Muito bom post :)
Eu me arrisco,tenho fé e faço a minha parte![2]

Grilo Pensante disse...

Bom texto...muito bem escrito e esclarecedor, porém, não há como competir com a bíblia - a mais perfeita obra literária - além do maior registro histórico.

É justamente a ambiguidade da bíblia que a torna tão preciosa e boa de ser lida.

Ma, para quem não teve a oportunidade e a vontade de ler tal registro histórico, recomendo seu blog que está muito bem (digamos) adaptado


abraços


http://felipepensador.blogspot.com/

analise ia disse...

é isso aí pastor!

Ana Karenina disse...

Sinta-se a vontade.

Marcos Antonio de Paula disse...

gostei muito do que estava escrito ali pode me dar uma visão melhor do realmente se trata na bíblia.Que Deus continue te dando sabedoria e entendimento